quarta-feira, 4 de junho de 2014

Exposições Agropecuárias

Olá amigos,

Fato de relevante importância passado da Fazenda Jorge Tardin foram as Exposições Agropecuárias do Município de Bom Jardim.
Por muito tempo a Fazenda foi citada como "Parque de Exposições de Barra Alegre".
Por certo que a realização de 14 exposições, além de inúmeras festas de médio e grande porte consolidaram nossa vocação para o turismo e entretenimento.

Pois bem, a primeira Exposição foi realizada no ano de 1980, sendo idealizada pelo Professor Mário Barreto, que fomentou a ideia entre amigos e o projeto foi ganhando corpo.
De fato, foi algo memorável o que aquelas pessoas fizeram, pois em 1980 sequer energia elétrica por distribuição de rede existia em Barra Alegre. Quem a possuía, como na Fazenda Jorge Tardin, era por meio de pequenas turbinas, que não atendiam a uma demanda maior, como uma Exposição.
Eis que foi utilizado um velho gerador movido por motor diesel que garantiu a realização da festa nos anos de 1980 e 1981, devendo ser lembrado que para seu funcionamento Warlei Candido de Oliveira, então funcionário da Fazenda, passava as noites da festa cuidando do gerador, que já antigo para época, funcionava a poder de permanente reparo, jorrando óleo para todos os lados.
Em 1982, contando com a presença do então governador do Estado do Rio de Janeiro Chagas Freitas, foi inaugurado na Fazenda Jorge Tardin, durante a lll Exposição Agropecuária, a distribuição de energia elétrica que atenderia toda a Barra Alegre.
E assim as Exposições foram cumprindo seu papel, o de viabilizar a melhorias ao povo de Barra Alegre, como a primeira linha de telefone do 4º distrito, que funcionava por meio de rádio transmissor, inaugurado na exposição de 1989,o inicio do asfaltamento da RJ 146... além de trazer entretenimento de qualidade à toda região.
A exposição, devidamente cadastrada nos órgãos estaduais, chegou a ser a 6ª maior do Estado, trazendo atrações de peso nacional, como animais de renome e campeões nacionais, mas também abrindo espaço para o agricultor e pecuarista da região, que expunha o que criava e produzia, fazendo a grandeza da festa.
Outra questão marcante das Exposições era o seu clima de amistosidade, não sabemos dizer se apenas em razão dos anos 80, mas tudo era muito tranquilo, muitos que vinham para festa ficavam por aqui, dormindo em barracas, concheiras ou qualquer outro lugar que achassem, era um clima realmente familiar, além do que a festa também acontecia de verdade durante o dia, diferente das festas de hoje em dia, em que o grande público chega depois de uma hora da manhã.
Os shows eram um capítulo à parte, pois eram contratados artistas de evidência nacional e de grande sucesso na época, como Marcio Greyck, Manhoso, Jorginho do Império, Almir Rogério, o dono do "Fuscão Preto", Sidney Magal, Biquini Cavadão, Barrerito, integrante do "Trio Parada Dura", Oseias, o grande imitador que se apresentava no Programa do Faustão, a ex-paquita, Andréa Sorvetão entre outros.
Buscando nos arquivos das Exposições encontrei um vasto acervo de ofícios, fichas de inscrições e alguns cartazes. Estes irei compartilhar:
Não encontramos cartazes anteriores à lV exposição













Na próxima postaremos fotografias e também uma entrevista feita por alunas do Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz com o proprietário da Fazenda no ano de 1993,

Até a próxima.

Um comentário: